Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Civil Law x Common Law

Conceito e Exemplo

Publicado por Fred Rocha
há 6 anos


A Civil Law é uma estrutura jurídica onde a aplicação do direito se dá a partir da interpretação da lei. Caso em que a própria lei será usada para justificar a decisão judicial do caso concreto.

A Common Law é uma estrutura jurídica onde a aplicação do direito se dá precipuamente através da adoção de costumes e precedentes. Caso em que os costumes sociais ou jurisprudências serão usados como referência para justificar a decisão judicial do caso concreto.

Por exemplo, no art. 226, da Constituição Federal, § 3º - “Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.”.

À luz da Civil Law, considerando o texto da lei, somente a união estável heteroafetiva possui o reconhecimento como entidade familiar. Mas o STF (Supremo Tribunal Federal), considerando os costumes da sociedade contemporânea e incorporando as características da Common Law, adotou o entendimento de que a união estável homoafetiva também deve ser reconhecida como entidade familiar.


Daremos a esse segmento de nobres brasileiros, mais do que um projeto de vida, um projeto de felicidade. - Luiz Fux, Ministro do STF.
  • Sobre o autor@FredSRocha
  • Publicações10
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações18090
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/civil-law-x-common-law/515005487

Informações relacionadas

Rafaela Yokoyama, Advogado
Artigoshá 4 anos

Civil Law

Maurício de Freitas, Advogado
Artigosano passado

Civil Law e Common Law: principais diferenças entre o sistema jurídico romano-germânico e o sistema jurídico anglo-saxônico.

Benigna Teixeira, Advogado
Artigoshá 8 anos

Breve Reflexão sobre Aproximação do Sistema Civil Law e do Common Law

Marcus Vinicius Gonçalves, Advogado
Artigoshá 6 anos

Civil Law e Common Law

Mariana Vieira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Diferenças entre os sistemas jurídicos da Civil Law e da Common Law

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O STF violou a Constituição Federal. A CF diz que família é constituída entre homem e mulher. Mas os reisinhos acharam que homem com homem e mulher com mulher ée a mesma coisa. Gracinhas... continuar lendo

Família é um conceito que merece maior elasticidade. Resumir algo tão importante à uma união heteroafetiva não me parece algo justo. Mais valem os laços verdadeiros, o amor no coração. Perfeita decisão do STF. continuar lendo